terça-feira, outubro 23, 2007

Mais uma inédita opinião.


Tropa de Elite foi o filme de final de semana. Sei que o assunto está já massacrado por críticas ou comentários em blogues, mas não resisto. O filme é um chacoalhão, mesmo o assunto já estando desgastado, com licença, vou comentar!
.
.
.
Com uma mostra rolando em São Paulo, eu, privilegiada moradora do interior do estado fui assistir uma cópia NÃO pirata do filme. Gostei muito, pela atuação não menos que brilhante de todo o elenco. Wagner Moura totalmente convincente. Tão adequado que facilmente o personagem seria Capitão Moura ou Capitão Wagner ao invés de Capitão Nascimento.
Mostrar a verdade, a verdade que todo mundo sabe. Mas ter coragem de colocar numa telona de cinemark é coisa no mínimo ousada.
.
.
.
O filme me remeteu a duas situações de minha vida:
.
Uma eu era sexto-anista de medicina atendendo no INCOR, SP. Hospital que na época era exclusivamente do SUS. Atendimento de estudante interessada costuma ser primoroso e se com a retaguarda de um médico experiente fica 100%. A senhora muito educada colocou, ao final da consulta, no bolso de meu jaleco R$50,00, pelo belo atendimento a seu esposo em situação de emergência. Fiquei sem graça, mas retirei quase no mesmo movimento o que ela pôs em meu bolso, tentando explicar que todos que estavam lá não esperavam nada daquilo e faziam o que faziam conscientes de que nada daquilo era preciso. Claro que depois fiquei pensando na grana e como ela seria útil para uma estudante, que por ser daUSP, recebia ainda um salário com médica interna (acho que isso não existe mais). Cinquenta pilas na época era um dinheirinho, há pouco mais de dez anos, pagava bem mais que uma consulta de convênio e mais até que algumas consultas particulares. Ainda sou funcionária pública e às vezes sinto um agradecimento exacerbado pela parte do doente quando atendo no hospital público, e não falta para um médico ouvir o famoso:"Deus lhe pague", que costumo remendar com: "Não se incomode, já sou remunerada para isso!", pra descontrair o doente, totalmente ciente que o estado está um pouco longe de remunerar com dignidade médicos(e enfermeiros, e prefessores e etc...)...rsrs.
.
.
.
A segunda situação se deu há uns cinco anos atrás. Na rua do berçário que meus filhos frequentavam havia mais outra pré-escola. E na outra o policiamento era ostensivo, nitidamente diferente. Certa vez perguntei ao porteiro se algo havia acontecido na escola vizinha, tamanho assédio de policias que sempre existia lá. O porteiro me explicou o que eu poderia supor, mas até então não havia realizado. A escola dos meus troianos não pagava graninha extra para a polícia. Me caiu pesada aquela informação, mas me deu um alívio enorme saber que as donas da escola que eu escolhi para meus filhos frequentarem, assim como eu, não entrava no SISTEMA.
.
.
.
Beijo, se você ainda não viu o filme, não perca mais tempo!
TiTa.
PS: 1 - A gente tenta evitar o sistema, mas não há tanto que ficar julgando. Mesmo tendo algumas idéias claras de ética, por vezes se escorrega. O assunto é mui delicado, e combater tudo com o politicamente correto é nauseante.
2 - Não uso drogas ilícitas, nunca usei e tenho certeza que um dos motivos por não ter usado é justamente o acesso escuso a droga. Para mim Droga se compra na Drogaria. Legalize já diz a canção, e eu entro no coro.

8 comentários:

Eu não sei, você sabe? disse...

zero fora!


ai que saudade, daquelas de mim mesma...

Gabriel Villa disse...

Tata, responde o meu meme também vai! Pega um livro, vai até a pág. 161, e transcreve a 5a frase completa.
Posta no seu queridíssimo blog, e manda para mais 5 pessoas, no maior estilo corrente!

beijo!

Ana Nogueira Fernandes disse...

pela descriminalização da maconha!

nunca fariam isso.. iria quebrar os traficantes e o governo não quer que aconteça nada de mal a eles (os traficantes) uahuahuahauhauauah
(só nos resta rir)

Unknown disse...

Descobri seu blog por acaso e gostei de tudo o que li.Vou voltar por aqui sempre...

Clave de Sol disse...

Oi Tita, obrigada pela visita no meu blog, bom que gostou da música.
Andei uns tempos sumida e fazia tempo q não vinha aki. Hj tô colocando as visitas em dia.
Quanto ao filme, já me falaram mto dele, vou ver... mas até chegar aki onde moro, vai demorar, se é q virá, então eu tô eu mesma piratiando para consumo próprio, baixando na mulinha... eheheh
Bjão pra ti e apareça sempre.

Cris

FELICIDADEetrist... disse...

Ai, Tiiiii, vc é boa demais, inteligente demais, legal demais
e
preguiçosa demais. Precisa escrever mais. Vc é ótima.
Te adooooro e te beijo! Com muuuitas saudades que não cabem mais dentro de mim.

FELICIDADEetrist... disse...

então, quero mais!
escreve aí, vai...
love you!

Anônimo disse...

Ainda não vi o filme, e na boa que adoro fazer isso... depois que passar a febre, quero assistí-lo com a atenção que merece, pois parece se tratar mesmo de uma das obras mais significativas das telas nos últimos tempos...