sábado, março 01, 2008

O brilho que se brilha


Ontem estive com uma pessoa carismática e me intrigou, na verdade me intriga, como certas pessoas possuem alguma característica que não conseguimos facilmente apontar qual é, mas podemos simplesmente sentir que está presente e constatar que existem pessoas que são assim, talvez brilhantes por natureza. Abençoadas, diriam outros. A nós nos resta o deleite da companhia. Não acho que esteja relacionado apenas a um possível sorriso verdadeiro, ou a um brilho no olhar, ou uma covinha que surge quando se move os lábios, ou ainda um levantar unilateral de sobrancelha somado a um olhar certeiro. Tampouco está associado ao QI, ou ao tipo discurso que a pessoa toma, ou ao tom de voz, ou ao sotaque especial para pronumciar uma determinada frase. Também não necessariamente podemos unir o tal carisma com o uso pessoal e particular de alguns ítens de vestimenta ou adorno - definitivo ou não. O fato é que o carisma é um enigma que o dicionário Houaiss da língua portuguesa define como uma fascinação irresistível exercida por alguém a um grupo de pessoas. Encontrar atores(atrizes) ou cantores(as)com tal adjetivo é fato mais corriqueiro, mas ontem eu reconheci esse brilho na garçonete que nos serviu num restaurante de bairro de São Paulo, muito digno de visita. E a morena brejeira que na verdade servia outro setor de mesas, mas que estava sempre disposta a ajudar quem quer que fosse, tinha essa luz. Esse quê a mais que a fará ser destaque onde quer que ela for. Tentei ler em suas atitudes o que a fazia especial. Certamente nela se enquadrava o simpático sorriso aberto e o comportamento de observar o seu próximo de forma que conseguia chegar para ajudar antes de que fosse solicitado. O problema daquele que está próximo dela era visto mais rápido que a própria pessoa o diagnosticasse e era resolvido ainda antes que o outro tivesse o desconforto de percebê-lo. Da forma que me transpareceu, pelas suas atitudes não só ligadas ao servir as mesas, essa sua característica não estava presente devido a sua profissão, embora seja natural num bom garçom encontrar essa presteza e cuidado com aquele que está ao seu redor.



Não me contive e disse a que ela era especial. Não se fui redundante, mas pessoas asssim, dentro de uma humildade gostosa, já sabem que possuem essa luz. E que de certa forma são merecedoras dela por saberem exatamente como irradiá-la.



Um beijo,

TiTa

7 comentários:

Eu não sei, você sabe? disse...

E dentre as coisas que me intrigam ainda há o charme e a elegância.
Coisas distintas mas igualmente difíceis de explicar e fácil de reconhecer. Ou Não?

Anônimo disse...

Tita e vc é especial pq observou tudo isso na moça, aposto que ela já atendeu muitas pessoas que não perceberam o tanto que ela era especial! Gente especial identifica facilmente outra!

Gde bjo e boa semana!

Giva

disse...

Que legal!
Saudades!!!
Beijos da Rainha!!!

FELICIDADEetrist... disse...

Viu só por que vc tem de escrever mais? Porque vc é o máximo! E vc só se reconheceu na moça, essa é a minha opinião.
Vc, Tiuta, é ESPECIAL e brilhosa por demais. Vc se destaca, com um carisma do tamanho do mundo, embora talvez não tenha idéia da dismensão disso.
Eu sei que sou sua fã, vc sabe????

Anônimo disse...

Tá... e cadê o video??? um fenônemo desses, tem que documentar! ;)

beijo.

Andrea Drewanz disse...

Inexplicável e indecifrável.
Como diria Dona Cotinha: mistério...
Bj

Ma disse...

Tita, que lindo este post... e eu digo que você é especial, daquelas raras mesmo.
um beijo
marley