segunda-feira, julho 31, 2006

A Espera

“Um mandarim estava apaixonado por uma cortesã.“Serei sua, disse ela, quando tiver passado cem noites a me esperar sentado num banquinho, no meu jardim, embaixo de minha janela.”Mas, na nonagésima nona noite, o mandarim se levantou, pôs o banquinho embaixo do braço e se foi.” ( de Fragmentos de um Discurso Amoroso – Roland Barthes)



Livro que li na década de noventa, nem vinte anos na cabeça. Relê-lo todo sublinhado, rabiscado me dá uma sensação de segurança. Reconheço que continuo a mesma que tentava entender melhor aquela que levava o fenótipo. Reconhecer-me e ainda seguir incógnita. O tal “x” da equação que nunca vou achar e igualmente nunca vou deixar de procurar. Tanta coisa me explicou esse livro...
Esperamos sempre algo acontecer na vida. Dividimos nossos anos em meses, os meses em semanas, as semanas em dias, os dias em horas, depois as horas em minutos, os minutos em segundos e ainda mais frações de tempo. Infinitas. Tudo isso para, no fundo, termos uma forma de contabilizar a nossa espera. Vivemos em blocos de tempo para facilitar o legítimo cálculo do que nos resta. Viver é essa contagem regressiva para que algo especial aconteça. Assim vivo, mas não deixo de saber que a espera é a festa. A grande festa. O que se tem de verdadeiro. Como o mandarim, tenho prazer em esperar. Um prazer puro que não precisa, necessariamente, da realização do desejo para ser palpável. E por isso despretensioso e cheio de energia.
Com a idade que estou, com o perdão da morbidez, já descobri o óbvio. Viver é esperar a morte. Essa é certa. Tão certa como esperar por todo o resto. Enquanto espero, estou viva e pulsa o desejo de encontrar pessoas queridas, amadas e esperadas.


(está chegando, minha gente!)

12 comentários:

Anônimo disse...

Confesso que ainda não espero a morte! Mas espero ansiosa uma chance de ir a Sampa, pra te ver de perto!
Beijos.

Anônimo disse...

Baby, adorei o blog ( o descobri por acaso).
Vc pode ter certeeeeeeeeeza de que eu sempre estarei aqui!
Um beijo pra vc, pro Mau que fez 5 aninhos, pra Rafa que é uma lindeza, etc, etc, etc...

Eu não sei, você sabe? disse...

EvY, você é muito querida e esou tão ansiosa quanto você para te conhecer!
Beijos

Anônimo disse...

Tita,
Infelizmente nessa vida, como vc mesmo disse, a única coisa certa é a morte. Mesmo tendo a certeza de um dia de trabalho amanhã, ele pode não acontecer...
Tbm não a espero, mas a chegada dela um dia é inevitável!

Hoje só faltão 3 dias!
3 dias pra pessoa como nós, que dividimos os dias em horas e essas nem consiguimos ver direito, vai passar rapidinho. Num piscar de olhos, teremos queridas pessoas ao nosso lado!

Te vejo 6a.feira!
Beijo e abraço de entusiasmo e cheio de carinho...
Luciana

Anônimo disse...

Oi!!! Gostei bastante do texto! Vou ler o restante do blog agora...

Sobre esse tenho a dizer que a espera me incomoda. Sou uma pessoa ansiosa, daquelas que não tiram da cabeça o futuro enquanto ele ainda não virou presente. É difícil lidar com essa ansiedade toda! Mas quando o momento esperado chega, aproveito demais!!!!! Esqueço do mundo a minha volta e curto cada segundo! E depois, continuo curtindo as lembranças...

Mas sábado está chegando! A ansiedade tá ficando maior!!!!! Mas logo passa e tudo será festa!!!

Até lá!

Bjs!

Anônimo disse...

Caramba! Amei a postagem de hoje, alias, cada dia que passa vai ficando mais lindo seu blogger. E eu quero que você em fala o livro pra eu comprar, po.

Eu também espero que consiga ver você e os outros, que eu possa te abraçar, olhar pra você e dizer: ME BELISCA, VOCÊ É DE VERDADE!!!

eu espero que dê certo!!!
E eu gosto muito de ti, viu?

beijão

Anônimo disse...

eu trocaria a eternidade pelo final de semana vindouro. mas nem sempre as coisas são exatamente como sonhamos, ou queremoa, ou desejamos. um dia ainda aprendo isso, mas por enquanto... ME ESCABELO, hehehe!
beijos.

Anônimo disse...

Digamos que eu pessoalmente não espero tão ansiosamente o que o restante dos leitores (seria o show?)...mas gostei muito do texto, bem na linha do "melhor da viagem é o caminho até lá...". Parabéns...

Anônimo disse...

o anônimo da mensagem anterior era a tina, tentando entender como funciona o blog...

Anônimo disse...

Ai Ai Aiiii!!!

Farta pouco, mulhé... muito pouco...

Beijossssss

Anônimo disse...

eu tenho mais uma certeza!!!

1 é a morte... beleza..

2- fim do ano tem especial roberto carlos!!

e ainda uma 3ª! entre a sexta feira santa e o domingo de páscoa a globo vai exibir o filme Jesus!

arrisco uma 4ª, a gente se vê amanhã!!!!

beiiijo!!

Beth Blue disse...

adorei este texto, muito bom mesmo...o ser humano vive contando horas, dias, semanas, meses e anos, sempre à espera de algo que defina suas vidas, os próximos passos.

mas como você bem disse, o principal é a espera (assim como o principal da viagem são os preparativos para ela).