terça-feira, agosto 14, 2007

Dando sequência

Noite de trabalho.
Duas e meia sou chamada porque a gestante que estava na observação com a pressão até então controlada começa a ter pico hipertensivo com falta de ar. Alguns exames colhidos no início da noite já demonstravam que o caso começava a ir mal.
Peço a cesária da paciente para a enfermeira. Sala e paciente são aprontados, anestesista chamado. Enquanto ele não chega a menina de 14 anos e nove meses de gestação me diz que está nascendo. Está mesmo. Para sala de parto. Mais uma menina, filha daquela menina ,no mundo. Muito bonitinha.
Fechada a episiotomia, corro para outra sala, onde a médica que iria me auxiliar já tinha adiantado a cirurgia.
Tudo sob controle. Faço a preensão do pólo cefálico, sinto que o danado é grande. Força daqui e delá e o bochechudo aparece. Dos grandes, os ombros também são reticentes em deixar o útero.
Nasce o rebento, chorando, bem. Aposto em 4.400 gramas quando entrego ao neonatologista. Fechamos o estrago feito. O pediatra anuncia 4.440g.
Depois outra cesária, dessa vez de uma mocinha falante de 18 anos que estava desde cedo com muita dor sem mudar os dois centímetros de dilatação. Também se ela tivese 1,5 metro era muito.
Dormi um pouquito no final. Logo cedo estava na enfermaria vendo as mães recém feitas. E estive com a da pressão alta, que inspirou e ainda inspira cuidados. Sua incisão sangrava mais do que o esperado.
Fui trocar o curativo com a enfermeira. A paciente, que eu já havia cuidado uns meses antes nessa gestação, me anuncia como anjo protetor dela para a mesma enfermeira. Posso ser, posso não ser. A diferença é ouvir isso tão cedo numa manhã depois de uma madrugada trabalhando. Faz muito bem para alma, além de me mostrar que devo estar em algum caminho certo.

Perto da hora do almoço deixo o hospital e está tudo bem.
Tenho certeza que o dia é muito especial. Há um show ruivo sendo gestado, e show de Nando Reis sempre lava a alma.

(Devo agradecer a Lu Longo ter comprado os ingressos. Nunca iria se não fosse esse detalhe. Um show que começa a vender ingresso às 8 horas e quando é 9 horas já quase não tem mais nenhum...Concorrido o Nandito!)


Um beijo
TiTa

3 comentários:

Anônimo disse...

Tróia, sem palavras!!!
Vc com certeza é o anjo da guarda de muita gente!!!


Beijocas

Andre Viegas disse...

É incrível como ainda nasce gente nesse mundo. E, pelo q vc viveu nesta noite, todas jovens (uma delas muito, por sinal).

Espero q o momento de felicidade q vc proporcionou a toda essa gente se perpetue no futuro. Pra elas e para vc tb, pq vc merece.

Um beijo e boa semana.

Germana Accioly disse...

Você andou lá pelo meu blog, achei lindo! vim aqui visitar o seu e que surpresa! quem lavou a alma fui eu!