quarta-feira, outubro 25, 2006

Português, todos eles.



Estou lendo Inês Pedrosa, uma portuguesa dez anos mais velha que eu, em seu português de Portugal. Engraçado as peculiaridades que cada país tem na forma de usar sua língua e como é diferente do que temos aqui. Gosto desses que fazem literatura em português e não são traduzidos. Leio trechos em voz alta, com sotaque de português e quando vejo estou rindo sozinha. É tão engraçado, porque o texto por si só já tem a cadência do sotaque e nem preciso me esforçar para parecer estar ouvindo uma piada de português. E dou risada.
Querem tentar? Vamos lá, leiam com e sem sotaque:

"Telefonista de família é a definição profissional dos adolescentes. Começava-se a atender o telefone aos quatro ou cinco anos, num revolucionário ímpeto de afirmação, e acaba-se como secretário do sistema. Cada toque do telefone é pretexto para uma denúncia da escravatura materna e uma exibição da supremacia paterna. A mãe não pode atender, porque é a criada, o pai não deve atender, porque é o senhor"

Engraçado. Ou não?

Meu beijo, meu carinho

Tita

5 comentários:

-Helô Helê- disse...

Eu queria tanto ler no seu ritmo... ando tão devagar... =c/

Laís Flores disse...

engraçado que eu adoraaaava assistir RTP... um programa tipo Show do Milhão... era ótemo, chamava-se "O Elo Mais Fraco"... mas só pra assistir "O Elo Mais Fraco" tinha que usar o sotaque senão não tinha graça alguma! huiahuahiauia

Desculpe minha ausência aqui no teu blog... mas eu voltei :D E li todos os textos que não havia lido...

Beijos pra tu, amore!

Anônimo disse...

hahahha....rrráios!!! mas não é que é muito enraçado mesmo??!!!...tb dei risada em ouvir minha própria voa a ler este tracho....adoero contar piadas de portugues só pra falar com o sotoque dees nossos irmãos....tu ia adorar titux sou mestre mesmo!!...rsrs...A ultima da bicha pelo visto ..rsrrsrs Hibstardamasnumfalha....hehehehe

Mariana Mesquita disse...

Eu tenho e li um livro dela, são tres geracoes de mulheres portuguesas. É bom, mas esqueci o titulo! Afe.

Anônimo disse...

Esse outro livro dela chama-se "Nas Tuas Mãos".
IM