quinta-feira, outubro 12, 2006

Tattoo you, tatu me.


Doei sangue dias atrás e não há como não achar engraçado responder as perguntas: Tem tatuagem ou piercing? Quantos parceiros sexuais teve no último ano?
Lembro-me bem quando na faculdade, início da década de 90, ter tatuagem estava intimamente relacionado a possibilidade de se ter AIDS. Estúdios não autorizados e irregulares eram muitos. Atualmente, bem mais que moda, a tatuagem é consagrada e todo bairro de SP tem um local decente para você pintar sua pele, fazer sua marca. Foi-se, há muito, o tempo que pessoas tatuadas eram aquelas egressas de presídios. Havia um amigo de turma que antes de medicina tinha cursado administração e talvez por isso, nem pensava em ser médico, tatuou um enorme dragão no braço e uma paisagem praiana no dorso. Época de surfista devidamente registrada. Vestindo terno não aparecia. Mas na roupa de centro cirúrgico, a fantasia de médico, mostrava o que ele provavelmente não queria mostrar. Ou queria. Afinal, não é para se deixar escondida que se faz uma tatuagem. Quando eu estava na oitava série, o bonitão da turma tinha o Woodstock (o passarinho do Snoopy) tatuado no ombro direito. Conquistava mais meninas com esse charme meigo.
Penso que tatuar o corpo é uma forma de gritar o seu amor, seja ele qual for. Mesmo que seja mostrar seu amor a você mesmo(a). Estive recentemente com uma amiga de longe que escreveu o nome dos filhos nas costas, com borboletinhas no final. Delicado e fiel ao seu amor. Igualmente escancarado está o amor da Vic, minha amigona, que ao completar 35 achou por bem tatuar o nome do marido. Não faltam pessoas para criticar. Eu, verdadeiramente, acho lindo. É uma declaração de amor e muito mais que isso. A felicidade e a completude que a pessoa sente ao fazer justifica qualquer crítica.
Há a Hibisca, uma amiga que é um capítulo a parte em matéria de tatuagem. Ela foi batizada com esse apelido graças ao hibisco que fez no punho esquerdo e que está na foto acima. Cheio de significado. Suas tatuagens foram, e ainda vão, me contando aos poucos sua história. Muito do que ela queria me falar eu reconheci em seus desenhos, como se ela tivesse colocado na pele para contar.
Tem também a Ju Tattoo, menina que conheci no fanático MTV, em 2005, doidinha pelo Nando Reis. É cheia de frases dele em locais improváveis, que mostra a quem quiser ver.

Há ainda a Amandita do mural, que relutou em fazer a clave de sol que, ao meu ver, não vinha se estampar em seu corpo, e sim desabrochava, vindo de dentro, para marcar sua pele. Esse é o real significado da tatuagem. Não é algo que se incorpora, mas algo que já existe e se expõe. Se impõe, se abre, se escreve. Uma espécie de legitimação exterior que mostra algo importante para quem a tem.
Geralmente é feita em momentos determinantes da vida, e é cercada por um sentimento bom. Não deixa de ser uma forma de se colocar, de se afirmar e de se mostrar diverso, como de fato, todos somos. Com ou sem tatoo. Ainda não fiz uma e provavelmente nunca faça. Até eu mudar de idéia. Por enquanto não há nenhum ponto do meu corpo que mereça ser colocado em evidência. Tatu, me.

Meu beijo e meu carinho!
Tita

17 comentários:

Laís Flores disse...

eu quero fazer uma... minha mãe não liberou até os dezoito anos, e acho que se eu fizesse agora seria uma espécie de afronta à ela... vou esperar os 20 pra tatuar meu símbolo roxo de paz e amor! huahuauhauhauhauha!

Beijos pra tu,
Lalaiá

Mariana Mesquita disse...

Oi, Tita.
Eu queria muito fazer uma tatu de tatu. No pé. Mas disseram que descasca. E aí faz bem três anos que penso e resisto...
Cade vc? Sinto sua falta!
Beijo.

Anônimo disse...

Titatoo!!!...minha linda!!!..que coisa mais legal tu fez hoje!.Sim!,é o meu hibisco que está ali na pagina inicial!!!...Ainda ontem te escrevi dizendo que sentia sua falta,e tu me apareçe assim??!!!.Sabe,ando tão(literalmente) a "flor" da pele rsrs de verdade que me vieram as lagrimas...Não sei se é pq já se aproxima mais uma primavera rsrs ou o quÊ.Sei que gostei e pronto!!.Engraçado porque até junho desse ano eu não tinha nenhuma tatoo,e agora tenho 4 hahah...eu uma jovem senhora..(louca é certo)...mas todas elas com seu devido e apaixonado signficado que tu sabe bem quais são.Mas tenho um xodó com esse já tão famoso hibisco.Ele que já me garantiu não só personalidade mas como tu disse mesmo?!...rg,cpf ..rsrsr.Valeu,minha doce...SUPERHISJISQUITOS....ah hj num preciso assinarr..hahahaha,mas sim!!!! sou eu a HIBISCA!

Beth Blue disse...

só a Tróia mesmo: até eu que nunca fiz um tatu e nem gosto do negócio, li com prazer o texto da minha amiga blogueira...esta mulher tem o dom da palavra, nem precisa de tatu para ser única!

Anônimo disse...

alô, o tatu tá aí?
Não, o tatu não tá, mas a mulher do tatu 'tando é o mesmo que o tatu tá...ah tá!
tita, tatu, toti, titááá

Anônimo disse...

tita, eu queria tatuar uma salamandra no pé e no braço as iniciais dos meus filhotes... esse é um desejo que ficarei sempre desejando...coragem que é bom, necas!
um beijo com saudade!

Anônimo disse...

Um dia eu faço uma tatoo...
Tita, tava com saudade dos textos! Te fiz uma carta, só falta enviar...
Um beijo bem grande!

Anônimo disse...

Puxa, q surpresa!!! Vi seu recadinho no meu Fotolog e vim correndo!! E adorei! Você acertou! E colocou em palavras exatamente o que aconteceu com a minha tattoo... Ela já estava dentro de mim, esperando o lugar e a hora certa pra "desabrochar". Adorei!!!! Grande beijo!

Anônimo disse...

olha,meio que causou polêmica..hahaha legal né??!!!..rsrsr,eu como a LU pensava.. e respondo prá ela DÓI...prá cará....O!!!....mas gostei tanto!!!...será que gosto da dor??.....e srá que dor rima com amor..??!!..ai,será..??!!! rsrsrs Titwix....Te adoro!!! e tÔ com saudade!!!!!!!!!!....Hibs "a dona da duvida..."....BJBJBJBJBJBJBJ

Anônimo disse...

Oi Tróia.... fazia tempo que eu não pintava por aki..... vc falou e disse em relação as tatoos, eu, depois que me tronei uma M30 criei coragem e audácia pra deixar florescer minhas tattos, teno duas e estou prestes a fazer a terceira, todas com emoção e com significado que me retrata....... bjus e boa semana.

Anônimo disse...

é, tita. tatuagens são amiguinhos que carregamos pra sempre junto com a gente. não sei se você viu o meu rupert, um parceirão que me acompanha há nove anos, e me faz lembrar que não dá pra encaretar nunca!

eu sou super a favor de tatuagens, precisando de um estímulo, tamos aí!

beijocas, srta. mirliton.

ps. se ainda não teve a oportunidade, conheça o jovem aqui(http://srtamirliton.blogspot.com/2006/09/o-aniversariante.html#links) e aqui (http://srtamirliton.blogspot.com/2006/09/mais-um-aniversrio.html#links).

Laís Flores disse...

Ah, quanto ao endereço pra Evy... Tita, eu posso dar o endereço com direito aos erres puxados e tals? hueueueuheuhe

Beijosss

Mandrey disse...

Talvez meu comentário seja inútil, porque não tenho tatoo...

mas já tive vontade de fazer uma para cada curso superior que eu gostaria de concluir: algo como uma balança (direito) equilibrando um cérebro (psicologia) e uma caneta-pena (jornalismo), mas imaginei o quão grotesco ficaria a tatoo e desisti de estudar...

beijão e obrigado por elevar o nível de audiência do Mandra Brasa!

Clave de Sol disse...

Olá, gostei mto do texto... eu estava procurando sobre tatto e achei essa postagem perfeita.
Ainda farei a minha, só falta mesmo a coragem de sentir a tal dor... uns dizem que não dói, outros dizem q dói... rsrsrs
Amei a parte q diz q a tatto desabrochou da pessoa, concordo que é assim que penso. A minha tatto tem mto a ver comigo, pois amo música e claro a minha futura e única tatto será uma clave de sol. Ela já existe em mim, mas irá desabrochar, com certeza.
Valeu mesmo... tudibom pra vc e ficarei assídua desse belo espaço.
bjos

Cris

Vanvan disse...

Eu não tinha vontade de fazer tatoo na época da faculdade, mesmo meus amigos todos tendo!
Não queria ter uma parte do meu corpo pintada.
Tinha medo de fazer e me arrepender depois como vários dos meus amigos.
Ao completar 30, tudo mudou!!!
Costumo dizer que até os 40 faço uma tatuagem.
Já fui muito criticada pelo desenho que falo que vou fazer.
Se eu vou pintar meu corpo, que seja com um desenho que eu queira!!
Final de semana passado, uma amiga me deu uma sugestão de desenho, que amei!!`
É exatamente o que eu procurava!
Não decidi ainda quando e onde vou fazer, mas sei que vou fazer e até os 40!!! hehehe

Anônimo disse...

bom comeco

Barja disse...

Patricia/Troia/Tita, é tudo isso?
É sim, e muito mais:
você continua sendo, à primeira vista (e segunda, e terceira...) uma das pessoas mais simpáticas que já conheci, dessas que tem sorriso iluminado...
Muito bom te encontrar. Vamos manter contato!
Abraços,
Paulo Barja
(p.s.: confira qualquer hora o blog cordeisjoseenses.blogspot.com)