sexta-feira, dezembro 22, 2006

E lá vem ele, abram alas!



Parecia que o pequeno sempre chegava um pouco atrasado.

Agradeço as dicas anti-stress que recebi. Apareço para dizer que já me sinto bem melhor. Pedi uma surtada competente e ela apareceu. Depois de desabar de chorar na frente de um incrédulo guardinha municipal que anotava minha placa por eu estar na contramão de uma grande via( havia pouco não era contramão!), resolvi que não estava nada saudável eu continuar trabalhando tão longe e pedi demissão 15 dias antes do meu planejado. Não aguentei. Mas é normal, um surto normal. Foi engraçado eu conversando com a psicóloga. É praxe toda demissão de lá passar com a psicóloga(que delicadeza, não?). Claro que chorei mais um pouquinho, não ia poupar a pobre psicóloga tão acostumada a lamentações. Inventei um problema de saúde na família para ela não me achar tão descompensada, também comentei sobre a dor que sentia, fortíssima( discreta, na verdade, ou uma cruz como médicos dizem) na bochecha toda inchada à esquerda, por causa de uma cirurgia odontológica feita um dia antes. Fiquei mais leve e com menos problemas na cabeça. Pronta para resolver os 735 assuntos pendentes restantes. Exagerada? Sim, o Carlão me acha exagerada. Mas juro que não sou neurótica. Ansiosa cabe, mas neurótica não...quem me conhece sabe que apesar de agitada sou tranquila. Ou não? A gente se engana com a opinião que temos sobre nós mesmos. Aliás sobre a maioria do resto também. Bem eu, que acho sacar tão bem de pessoas. Análise no blog me sai bem em conta, e dela faço uso, me permitam. Essa última frase é para copiar os dizeres de uma senhora que, internada no Hospital das Clinicas de São Paulo, veio me confessar, ao pé do leito, que estava sendo muito bem atendida, fazia refeições excelentes e acrescentou no final: "E o melhor de tudo, doutora: Esta me saindo tão em conta!". Além de nunca esquecer do fato, tentei protelar a alta da senhorinha, que passava tão bem às custas do estado.

Mas agora não adianta reclamar. O Natal está aí. Presentes comprados, muitas coisas bonitas em blogs amigos. A época é boa, e depois que a gente espalha as tamancas, no meu caso espalho lágrimas prá todo lado, dá para se sentir melhor. Natal e infância andam juntos e um complementa o outro como pizza com mussarela ou maçã com canela (desculpe que sou dada a rimas, não escapo). Assim, é verdade, depois que os troianos estão na família o sabor da rabanada voltou a ser melhor. Huuum... Ai se a vovó Ruth esquecer de fazer a rabanada nesse ano como ocorreu há alguns anos, num episódio que foi não só traumático a ela, como para toda a família. Inclusive para a Roseli, a diarista que costuma ajudar na arrumação da casa para o almoço do 25. Todos deram pela falta do quitute e já em início de dezembro, como medida preventiva, começou a circular pelos e-mails da família receitas de rabanada para, na verdade, encher a caixa postal da vovó. O que todos querem é a usual rabanada da Ruth.

E Natal me lembra uma história engraçada. Porque Natal, mais do que todas as festas, engloba uma tradição, que ao meu ver deve ser mantida, pois dá cara e gosto a festa. Como a champagnota que minha mãe faz, a já citada rabanada, o pimentão em salada da vovó Lidia, a música "sou caipira, pira, pora Nossa Senhora de Aparecida" na vitrola que vovô Zé Maria gostava tanto, enfim... E a campanhia que tocava às 5 da tarde do dia 24 de dezembro. A casa toda perfumada de tender com karo que estava desde cedo no forno, o calor infernal de Santos e a campainha num horário quase complicado. E o Dr.Bicudo na porta cumprimentando a minha mãe (meu pai dava um jeito de escapar dessas coisas, raramente era pego desprevinido). De cima do sobrado eu via o médico abrindo o porta-mala do carro para dar o presente ao pediatra dos filhos dele. Presente que vinha direto do sítio, fresquinho. Então, o Bicudo entregava para minha mãe o bicho. Com os braços estendidos e o leitãozinho mal arrumado meio que caindo pelos lados, minha mãe se dirigia até a cozinha com o mimo. Muito obrigada, Bicudo! Lá ia minha mãe tentar arrumar espaço na geladeira fazendo mais mágica que o Copperfield, ou correndo mesmo até a casa de minha avó Lidia, que seria quem prepararia a iguaria para a festa de Reveillon. O glorioso leitão! Eu que nem gosto muito de carne, declino totalmente a de porco! E assim tínhamos certeza que depois daquilo, estava mais perto a feliz hora de abrir os presentes. Não me lembro quando o Bicudo parou de deixar leitõezinhos na minha casa na véspera de Natal, mas já faz tempo, porque os filhos DELE já devem estar grandes e não precisam mais de ir ao pediatra. O tempo passa muito mais para os outros do que para a gente.

Aproveito para deixar para os que me visitam e leêm o desejo de um Natal tão especial como aqueles que tínhamos na nossa infância. E desejar que o Ano Novo seja cheio de paz, tranquilidade, vitórias e bons momentos!

Um beijo,

Tita

P.S.:O texto todo colorido é uma pura homenagem ao blogueiro profissional Marcus Andrey, do Mandra brasa, que quando você menos espera saca um Mandra Card avassalador. Podem ir no link e saber que o jornalista pernambucano, que guarda forte semelhança com Leão Lobo, é um homem família tem ótimas histórias para contar!

10 comentários:

Anônimo disse...

..Eh....devo mesmo estar com a minha alma inquieta e o meu coração fragil e eapertado...chorei...Li com os olhos internos...senti o cheiro pela casa...senti o gosto das coisas...senti seu choro e seu desabafo.Um desabafo normal peça correria do ano inteiro!.Um deabafo justo e honesto!.Quero te agradecer aqui por ter te conhecido.Tu foi um dos premios que recebi em 2006!.Titux tu que pra mim é muito LUX...saiba e guarde dentro do seu coração...FELIZ NATAL !!! a vc e aos troianos...(com muita rabanada da vovó Ruth)FELIZ 2007!!!!...que seja pleno...lindo!...divertido e cheio de amor!!!!!....Hibs (apelido carinhoso que ganhei de ti)...Hibs te curte...adora te ler...e adora ter tu por perto da maneira que se dá prá ter...Um abraço muito forte e carinhoso...Tita...UM ANO DUCÁ MESMO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Para comprovar a sua tranquilidade, conto aqui o fim da história da tal paciente do HC...de tanta amizade, a Tita sempre chegava em casa com notícias sobre a evolução do quadro da pobre senhora...até que um dia:
- Tita, e a Dna. Fulana, como vai?
- Vai bem, teve alta...ALTA CELESTIAL!!!!
Vc estressada realmente não combina!
Bjs
Tina

Anônimo disse...

Tita,

adorei as lembranças do Natal. Nossa missão agora é fazer com que as crianças daqui alguns anos compartilhem das mesmas.
Senti falta do cuscuz, do vinho com guaraná do vovô...
Lembro que hoje a rabanada tem mais um fã que já perguntou dela: João.
beijo grande,
Flávia

Anônimo disse...

Ei Tita!!!

Mulher, quanta mudança radical!! Queria ver a cara do guarda...

Olha, te conheço muito pouco mas te gosto um tantão!! Por isso torço prá que suas celebrações de fim de ano sejam assim mesmo como você falou, como gosto de infância, na dose certa para embalar o ano novo. :)

Um beijo grande do seu admirador,

Beth Blue disse...

bom saber que você surtou direitinho (com direito à demissão e tudo) e já está se sentindo mais leve, pronta para resolver o resto! Sim, chorar é bom e análise em blog realmente sai mais em conta, além de termos a sensação de estar entre amigos (eu que o diga, rsrsrs).

como eu costumo dizer: um dia de cada vez. aguenta firme que vai dar tudo certo, viu!!!

Mandrey disse...

Querida Tita,
Ainda emocionado com a homenagem, vou salvar teu texto para tentar influenciar minha igualmente querida esposa - que anda doidinha para chutar o balde e enfrentar o mar da tranqüilidade libertária. Feliz 2007 e um beijão pra tu e Carlão (oxe, se eu rimar rima com rima é tangerino, tangerina, pirapora, petrolina...)

Labelle® Paz disse...

O melhor de tudo, Tita, é que isso passa e a gente nem se arrepende de ter tomado determinadas atitudes por causa de surtos ou de momentos estressantes...

Como te disse hoje, mais cedo, vc é especial demais prá mim e faz parte da minha vida e do meu círculo de amigos fiéis. Te adoro e torço MUITO para que essa nova fase da família Tróia seja maravilhosa no novo lar e que daqui a um ano vcs morram de rir dessas coisinhas que aconteceram.

Beijocas nos troianos, da tia Jupis!

Mariana Mesquita disse...

Espero que você esteja legal.
E fico feliz de ter servido de ponte entre você e Mandrey!
Feliz natal, feliz 2007, e um cheiro bem grande.

Anônimo disse...

Tita,
fico feliz que o sufoco aliviou. Torço pra que você fique cada vez melhor.
Anotei a sugestão do Manda Brasa. Tá nos favoritos pra eu visitar assim que assentar a poeira de fim de ano.
Fica bem, viu? Fica muito bem!
Agora e principalmente no ano que tá vindo ali.
Beijo grande

Anônimo disse...

Tita, só voltei prá lhe dar um beijo de virada de ano!! :D