terça-feira, agosto 29, 2006

Foi assim, lá no Rio...(não é para qualquer um)



DIA 1

Chegar no Galeão e ter uma amiga (linda!) esperando, num astra cor-de-rosa.

Passear pelo salão da fundação de literatura infantil e juvenil, no MAM (http://www.fnlij.org.br/salao/seminario.html). Você que gosta do assunto, não perca. Livros e novidades com precinho melhor.

Almoço no Vegan Vegan, perto da cobal do Humaitá(ai, será que é isso?), e descobrir um pouco do que é ser ovo-lacto vegetariano ao comer um bobó de shimeji(estava bom!), com torta de banana com castanha do pará para sobremesa(nada de leite e ovo...Será que é mágica???).

Voltar ao carro e concluir que algumas pessoas não sabem mesmo ver cor..."Dona seu carro é rosa??", sim é rosa (dãããr). Por que as pessoas insistem em perguntar o óbvio ao invés de tentar descobrir o que não é óbvio? Essa pergunta, eu que era uma simples passageira escutei várias vezes. A dona do carro já pouco se importa e logo manda um "é da empresa, moço!" e toca em frente.

Na tarde, acompanhar um trabalho que é muito diverso ao meu, e talvez por isso me encante. Uma reunião de consultoras de beleza que parecia um café entre amigas com troca de experiências e claro, dicas de beleza:)

Jantar que seria totalmente paulistano, uma pizza no café do supermercado pão de açúcar, não fosse por estarmos na Barra da Tijuca, ou simplesmente Barra.

Casa da amiga e xodó com o Caco, o bichon frisé que é um fofo!

DIA 2

Acordar cedo para acompanhar um ultra-som da gravidinha preocupada com sua bebê. Qual grávida não é? Quando eu ia fazer esse exame nas minhas gestações eu mal dormia pensando na carinha que eu veria, se tudo estaria bem...Enfim, ela está começando bem a maternidade!

Café da manhã na varanda carioca que me acolheu tão bem. Luz do sol, pão integral, chá canadense, queijo fresco e um cachorro que daria tudo para comer o que eu estava comendo!

Almoço no Celeiro, especialista em saladas no Leblon. Não sem antes passar na livraria Argumento e fazer uma comprinha...Sim, em uma livraria cometo meu maior crime de luxúria. Seria isso mesmo?

Passear livremente a tarde em ótima companhia da moderadora M30(mulheres de 30) e da dona do carro rosa. Lembrar repetidamente o que você estaria fazendo se não estivesse nessa sexta-feira no Rio e acrescentar um gosto especial ao programa.

Um pouco de shopping, nada tão legítimo para M30s. Eu estava precisando de sandálias especias, com uma dose de conforto, que encontrei no Rio (www.mrcat.com.br). Olha o merchandasing! Mas vale conhecer!

Seguir para um chá chique e pra lá de especial no restaurante a beira da piscina no Copacabana Palace. Com calma, pensar que até comeria um misto-quente, por módicos 28 realetos, se tivesse com um tico de fome. Pedir uma carta de chá ao garçon já imaginando o que estaria por vir e ser informada que não existe. Então, por gentileza, traga três chocolates quentes! Seja o que deus quiser! Em meio a prataria, torradas, variados tipos de pãezinhos, geléias e mini muffins nos sentimos de fato especias. Fotos para registrar tudo. Na hora da conta lanço mão da minha bondade, me mostro magnânima. Acerto tudo como uma gratificação ao carinho a mim dispensado pelas meninas. Dou 20 reais ao garçon e oriento que ele pode ficar com o troco! Como demos risadas!

Buscar o marido no aeroporto. Eu já estava saudosa! E de lá, ir ao Gula Gula, que tem várias unidades no Rio. Uma variedade de pratos, todos bons. Lugar gostoso. Penso que deveria ter um Gula Gula em São Paulo!

DIA 3

Café-da-manhã em hotel. Para mim essa frase diz muito! Vendo GNT na manhã preguiçosa assisto um programa de viagens com a Mel Lisboa. Lembrar que a moça é bonita, chique e exótica. Me mostrou Chicago com uma elegância... Sinto muita falta dos canais da globosat, que por problemas com a operadora a cabo não tenho mais. São insubstituíveis, uma pena.

Almoço no Turino, restaurante italiano com vista para um dos lagos que a Barra tem. Linda vista de um dia ensolarado. Agora encontrar a minha amiga mais pintada e seu marido. Comer camarões gigantes. Huuuummm....

Sobremesa no Garcia e Rodrigues no Leblon com café(delicioso!) somado a um bolinho (o que que é aquilo, minha gente ?). No caminho Barra- Zona Sul pela Av Niemayer um dos melhores postais do Rio. Depois dar uma volta pela orla do Leblon e Ipanema. Meu Deus, tudo lindo por aqui!

Ainda com um fio de fôlego somos levados como rei e rainha para ver o pôr-do-sol no Arpoador. Agradecer por estar viva e estar vendo aquilo. Entender o motivo que faz algumas pessoas aplaudirem aquilo que vêem. Na simplicidade encontrar a grandiosidade.

Banho no hotel. Rápido. A noite seria nos quiosques da Lagoa Rodrigo de Freitas. Tentamos , mas um vento não habitual nos tirou de lá. Não sem antes sacarmos umas fotitas... Enfim, achar nossa mesa no Conversa Fiada do Jardim Botânico(depois de passar no do Leblon e no de Ipanema, os dois lotaaados). Descobrir o motivo das casas estarem lotadas. Tudo lá é gostoso e a cebola assada recheada de camarão(vários!) pra ficar na história. Quando vai abrir um Conversa Fiada em São Paulo, minha gente?

Voltar para o hotel, mesmos perdidos, de carona com o casal pintado e a Luluzinha. A cantoria no caminho por causa da alegria imensa(e o chopp insistente). A passagem no Rio continua fazendo história.

DIA 4

Cancelada a visita a Niterói. O ritmo ia puxado, e na verdade se faz necessário deixarmos pontos para garantir um retorno. Breve, se possível.

Almoço no Ataulfo no Leblon. Um por quilo com grande variedade. Lembrei que eu já havia almoçado lá, certo dia, no século passado.

Depois novamente café no Garcia Rodrigues. Estávamos tão perto e era tão bom...

Passeio ao Forte de Copacabana. Mostrar o Rio aos cariocas(rsrs). Uma vastidão de mar, rochas(e o barulho do mar batendo nas rochas), montanhas, orla, prédios...e a favela do Canta galo, só prá lembrar onde estávamos. Fechando o feriado por mim institucionalizado com chave de ouro!

De volta ao Galeão, pensando nas crianças troianas lindas que nos deixam com saudades. Aquela vontade de ter o pó de Pirlimpimpim.

Chegar em Congonhas e encontrar quem? Mel Lisboa. Cruzei o olhar com ela e dei um sorriso cúmplice de quem fazia tempo que não via e estava a reencontrando de novo nesse final de semana. Ela me sorriu, sabendo que eu a conhecia...

Agora sim, espero que entre esse "resumo" desses dias em que fomos tratados como se fôssemos a Rainha Tróia e seu Rei. E quem disse que não somos? Aqui está masi uma forma de agradecer a você cariocas citados, pessoas tão especias pra mim.

Meu beijo e meu carinho,

Tita

3 comentários:

Anônimo disse...

Oxente!!!,,rainha sim!....tivesses um fim de semana de rainha.E eu como uma reles sudita li seu relato e agora me encontro,com um milhão de lumbrigas inasanecidas dentro de mim..hahahaha.Creio Tita querida que voltaste um kl e mio mais feliz..ahahahaha.Pára que delicia!!!..como tens essa cara de descrever tão bem todas essas delicias,algumas aliás que por conhecer passei mal..rsrsrs.Quantos passeios deliciosos...Hummm.eu quero.Mas deixa estar,daqui a pouco sou eu daí tu me paga...rsrs Olha ´que é a inveja branca...rrsrsrs.Mas que nada tu merece!!!....Que bom que o Rio de Janeiro comtinua lindo...continua sendo....Sim eu adoro os cariocas...e vc tambem adorei!!!..e o Leblon que me agarde..!...Bjks hibiscas...

-Helô Helê- disse...

Tô de inveja.

*humpft*

Anônimo disse...

Quer dizer entao que o Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo ...
Ai que saudade dessa Cidade Maravilhosa. Um grande beijo pra ti.