terça-feira, agosto 15, 2006

Saudade


Não consegui sair do clima da postagem de ontem. Vou novamente citar o Chico Chique Buarque.
Porque ele aqui descreve a saudade dolorosa e nos faz capaz de sentí-la, nas suas minúcias.

Pedaço de Mim
Chico Buarque

Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar


Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais


Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu

Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi

Oh, pedaço de mim
Oh, metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus

Nessa música, Chico fala da mãe de Carlos Alberto de Freitas, morto sob tortura e incluído nas lista dos "desparecidos" na época da ditadura. Maria, a mãe, continuou arrumando o quarto do filho, todos os dias, como se ele fosse voltar para casa.Ela só parou de fazê-lo, quando em 1997, recebeu das mãos de Nilmário Miranda, a certidão de óbito expedida pelo governo federal: reconhecimento da responsabilidade do Estado na morte de Carlos Alberto. (fonte: orkut, Tania na comunidade analisando Chico).

Meu beijo e meu carinho,

Tita

3 comentários:

Eu não sei, você sabe? disse...

Nem sei porque coloquei essa foto de barco pra abrir a postagem, mas coloquei tá?

E na mesma comunidade há uma citação que a música ganhou a alcunha de Melô do Leproso na época que foi lançada. De mal gosto, mas curioso...

mais beijos
tita

Anônimo disse...

Eu não sei bem por que.Se é pelos dias turbulentos em que estamos vivendo,e não dá prá fingir o tempo todo.Se é como estou particularmente me sentindo hoje.Ou se isso tudo me tocou a alma e me lembreido filho que já perdi...Mas hoje tu foifundo. hoje o Chico me tocou fundo.E hoje estou assim exilada de mim...rs.Desculpa o desabafo,mas foi você quem começou...Adoro essa terapia diária...Obrigada Titazinha da Pas..."Um beijo e um simples abraço"......Hibisca

Anônimo disse...

chico... bálsamo para a alma.
pretendo assistir zuzu hoje à noite.
beijos!