segunda-feira, março 26, 2007

Plantando Bananeira


Eu adoro banana, principalmente as nanicas. Se tiverem bem madurinhas, pintadinhas ...huumm. Bolo de banana, doce de banana bem apurado como o da vovó Lidia, torta de banana-muito festiva-da mami, bananinha seca. Me divirto.
E aconteceu de na minha casa nova ter umas bananeiras. Achei bonitas, enfeitam o jardim bem, dando, sei lá, um ar praiano (não, não estou confundindo bananeira com coqueiro, mas acho que guarda alguma sememelhança...).
E foi então que as bananeiras resolveram dar as ditas bananas. Essa da foto deu primeiro, mas agora a do lado também está com seu vistoso cacho. Fiquei toda feliz. Desde então ando fotografando, não tão metodicamente como planejei de início,mas estou tentando eternizar o momento das bananas no meu quintal.
Então vem a parte triste. Esse final de semana tivemos uns amigos em casa. E foi então que ela me contou. A bananeira , depois que deu um cachão de bananas, morre, tem de ser cortada. Nunca mais vai dar nada. Considerei ultra reacionário da parte da bananeira: como assim, só dar uma vez?. Mas parece que é assim, não há conversa. Desse jeito.
Aí, tive dificuldade para dormir e estou respirando fundo para enfrentar a minha semana com essa notícia.
Fui ler sobre o assunto e descobri o pior. A banana não é uma fruta, e sim uma pseudo-baga.
Agora, ciente disso, hoje eu não durmo mesmo...
um beijo
Tita;)

11 comentários:

Labelle® Paz disse...

Ouvi ou li em algum lugar, que em alguns anos não encontraríamos mais bananas com a facilidade que sempre encontramos... Que será artigo de luxo nas casas das pessoas.

Será que as pseudo-bagas já deram tudo o que tinham que dar?

Só sei que lendo seu post me deu vontade de comer torta de banana.. Aff.

Laís Flores disse...

Na minha casa em Porto Alegre tinha um pé de goiaba...
Batemos foto também quando a ela gerou a filhotinha dela...

Ah, sim! E eu mostrei el Luganito pra ela... acredita que quando eu mostrei, ela achou que realmente fosse algum cacho (é que eu queria aproveitar o trocadilho... hahaha) meu em terras da garoa??? hahahahahaha

Ah sim! Li tua postagem aí de baixo! Lembrei de quando tu falou que perguntaram pra ti se tu era famosa... hahahahaha
Pra mim é. A MINHA Tita!

Beijosss

FELICIDADEetrist... disse...

Hahahahaha! Eu sabia que tinha algo de muuuuuito errado com a banana... eu sabia! eu sabia! eu sabia!
sinto muuuito Tititititi!!
Bjinhos!!!
Lu

Anônimo disse...

A-DO-RO banana! Todo dia como pelo menos uma, fica uma delicia amassada com granola, com quinua, tudo de bom!Não sabia que tinha que cortar! Tbém fiquei passada com a notícia!
Bjo
Giva

Anônimo disse...

Se é inevitável, aproveite o que elas lhe darão e, se tiver que contá-las mesmo, não sei, tente uma jaboticaba.... Já vi gente que coloca uma mangueira colocando pouquíssima água nela, bem no pé, e que assim ela dá jaboticaba o ano todo. Deve ser uma curtição os troianos pegando as jaboticabas no caule e depois sobindo nelas...

Mulher Moderna.com disse...

bananas!!!

meu veio tanta coisa na cabeça!!!

primeiro aquela torta maravilhosa que minha fazia na minha infância e que agora faz pra minha irmã e meu sobrinho!

aquela torta alegra criança sabe? (e adultos tb claro) rsrs

mas o que me trouxe recordações foi de um limoeiro que tinha aqui em casa.

como era gostoso subir na árvore, sentir aquele cheirinho de folhas!!!

árvore no quintal de casa é tudibão!!!



bjs

Amanda disse...

Eu gosto de banana pura. Só banana! Nada de tortas, bolos etc.

Não sabia desse destino das bananeiras... Q triste...

Bjks!

V&D disse...

Tita, Tita querida!

Ontem eu tive um dia daqueles! O último de gravação no estúdio, fim de trabalho, amarrar as coisas, reunião com a chefa. Ufa. Cansada pacas, voltei pra sala e encontrei um presente. Meu Deus! Se já é bom receber presente em dias comuns, imagine naqueles em que um afago é necessário! Adorei! Adorei tb o recadinho que veio junto, adorei o envelope vermelho (adoro vermelho) e, acima de tudo, adorei ter vc como um rio sereno de água doce no meio do deserto que foi a minha terça. Obrigada, muitos e muitos obrigadas.

Beijos

Fer-Nando Cabral disse...

"Considerei ultra reacionário da parte da bananeira: como assim, só dar uma vez?." (Patrícia que é Tróia, que é Tita)

huahuahuahuahauhauahuahuahauhau

Agora, Tita, pense pelo lado da qualidade e não da quantidade. Ela sá uma vez só, mas, a quantidade de pessoas que ela fará feliz...

Pessoas que vão comer o doce, o bolo, a torta e tomar a vitamina, claro... nada a ver com o duplo sentido da banana!

Adoro esse blog!

hahahahahahaha

Fer-Nando Cabral disse...

Tita Bulock, sabe qual é o problema? Eu morro de medo de altura... e agora, ainda tem um agravante... vai que aparece uma doida lá em cima e me empurra - hahahahahahaha

Mas, falando sério, estou me articulando prá ver se dá certo... será que dará?

Ai, ai...

Mandrey disse...

Prezada Tita,
A bananeira só dá frutos uma vez, isso é verdade. Porém, a natureza se encarrega de substituir o pé que vai morrer. Você vai ver como nascerão duas novas bananeiras antes que as antigas se embananem de vez...abração!