domingo, novembro 26, 2006

O Céu de Suely: "Give up my life, my heart, my own"


A mínima foto é só para salientar a grandeza do filme
Acabo de chegar do cinema. Filme brasileiro, O Céu de Suely . Entrem no link e assistam o trailer( digo mais escutem a trilha sonora se possível), vejam se eu estou exagerando...Talvez esteja, mas agora, nesse momento, tenho certeza que não é exagero. De longe, o melhor filme que vi nos últimos meses. Tocante, sensível e sensual. À flor da pele. Atores que parecem ser eles mesmos, como deve ser. Música que abre, para mim é uma versão de Everything I Own de Boy George. Até agora não sei se é, mas se não for, é muito parecida. E já tá muito pra mim ter identificado esse fato ou coincidência.
Hermila Guedes é a atriz principal e só o Hermila ( o nome e a atriz) já é puro charme. Ela faz Hermila (coloquem um acento agudo no "e" para dar o toque nordestino). João Miguel, sendo João, está muito bem também (aliás ele está imperdível em Cinema, Aspirinas e Urubus). É de uma simplicidade, e por isso tão interessante. Colocar todos os personagens com seus verdadeiros nomes é o obvio que conquista. Quero dizer que o óbvio é difícil de encontrar por vezes,nos acostumamos a tentar elaborar demais. Mas aqui, na simplicidade e na pureza, o diretor nos atinge em cheio.
Uma desilusão amorosa que conduz uma vida, que muda a personalidade e tenta se traduzir em força o que é a fraqueza. E a partir daí ela não saberá fraquejar nunca mais. Ela não saberá amar nunca mais. São lindas demais a fotografia, as cenas, a música, no que elas têm a nos oferecer. Não sei dizer tecnicamente o que acontece com a filmagem, a maneira que o filme é rodado, mas me comove por muitas vezes. Tocante, muito tocante.
Não sei se já ficou claro, mas aí está um filme que eu recomendo. Vá forte!
Boa noite!
Tita
P.S.:Engraçado, mas depois de ver o trailer desse O céu de Suely (quando assisti Volver) e de ler em um blog o comichão do assita logo me pegou. E nesse blog a moça conta que topou com uma "celebridade" no cinema. E o mais engraçado é que a celebridade respondeu ao tópico dela no blog(até agora não sei se é verdade que o cara mesmo respondeu!). Na saída encontrei com Marcelo Rubens Paiva. Será que ele vai googlar o nome dele e ler o que eu escrevi? Oh céus!
Hoje (30/11/06) li a coluna de Contardo Calligaris na folha que fala do filme. Me deu vontade de deixar o link aqui : http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2311200632.htm

4 comentários:

Anônimo disse...

Ttitux se o Marcelo Rubens Paiva vai comentar eu não sei,mas eu HIBAS..hahahha...já faço isso,o filme me parece pelo pouquinho que vi e pela maneira que tu descreveu tudo o que disse mesmo.Eu daqui do lado de cá da ilha fico atenta a todas as tuas dicas....pois eu tenho certeza que elas são sempre das boas.Tita tita...abre os olhos ...que tu da uma ótima critica ou coisa parecida....E eu Hibas tenho dito ,agora o Marcelo...bem ele demorou !..hahahaha..HBJISCOS AOS MONTES PRA TUTATU!!!!!

Anônimo disse...

Tita,

Duas excelentes ratificações da sua indicação: o Festival de Toronto e o fato de ser do mesmo diretor de "Madame Satã", que é fenomenal!

Estou super curioso e imaginando quando terei a chance de assistir o filme daqui... :-/

Agora confesso... teve uma coisa que me irritou no trailer. Pôxa... o Brasil é riquíssimo musicalmente!! Precisava mesmo pegar Boy George???!?!?!?! (era boy george sim, btw!). Prá não dizer que odeio "versões traduzidas". Gosto da música original, mas precisava????

Beijo,

Eu não sei, você sabe? disse...

Mas Léo, não é uma tradução...ao menos não achei que fosse, só o uso da melodia...ficou simpático apesar de esganiçado!

Rainman Raymond disse...

celebridade beeem entre aspas, né? bem. não deve ser ele, ele não deve ser assim doente de se googlar (?) todo dia. quer dizer...

eu acho que a escolha da trilha sonora e dessa música-tema é apropriadíssima sim, porque reflete o universo da personagem. tem essas bandas aos montes especialmente lá no nordeste, que vivem de fazer versão-brasileira-herbert-richards de hits internacionais. em qualquer outro contexto essa música seria apavorante, versão original ou versão-brasileira; no filme ela é perfeita. a coisa é tão grave que eu procurei a danada no soulseek.

socorro.

minha opinião, né ;)