sexta-feira, setembro 08, 2006

Do que eu leio...


Na leitura um grande prazer. Desses que gosto de ficar espalhando aos sete ventos. Coloco aqui um trecho do Roland Barthes por Roland Barthes, que é descrito como uma autobiografia irônica, mas é mais do que uma autobiografia, e menos também. O poder do léxico.

" Mas eu nunca me pareci com isto!
- Como é que você sabe? Que este é 'você' com o qual você se pareceria ou não? Onde tomá-lo? Segundo que padrão morfológico ou expressivo? Onde está seu corpo de verdade? Você é o único que só pode se ver em imagem, você nunca vê seus olhos a não ser abobalhados pelo olhar que eles pousam sobre o espelho ou sobre a objetiva (interessar-me-ia somente ver meus olhos quando eles te olham): mesmo e sobretudo quanto a seu corpo, você está condenado ao imaginário"


Pobre de nós, é a pura verdade. Ontem uma pessoa me falou: Nossa como você se parece com X, você deve ouvir a todo momento que se parece com X! Pois é, apesar de ouvir a toda hora que me pareço com alguém, com X ainda não tinha ouvido. A mim, me resta imaginar, pois como constata friamente o autor estamos restritos aos olhos que nos vêem, e prisioneiros do nosso imaginário... Tanto melhor assim. Será?

Meu beijo e meu carinho!

Tita



6 comentários:

Eu não sei, você sabe? disse...

A realidade pode ser pior...
mais beijos

Anônimo disse...

Oi Tita,
A gente escolhe no que acreditar, da versão que os outros dão da gente.
Quem começa a acreditar em tudo, acaba sofrendo, pois ninguém é unânime... E até das pessoas que nos querem bem, as vezes, vem facadas, como a que vc presenciou entre seus filhos.
Porém, quem de nós não vive momentos de sofredor? O duro é quando eles se tornam crônicos ...
Em que fase vc está de enfoque no queijo suiço? ê mais os buracos ou o queijo gostoso?

Eu não sei, você sabe? disse...

depende do queijo suíço que vc fala paula...rsr(sabe bem a comparação usual pra queijo suíço???
Minha vida? delicia, queijo bem gostoooooso!
Beijos!tita

Anônimo disse...

Realmente nunca vejo os meus olhos,mas é incrivel como posso senti-los,talvez eles estejam prá mim mais que meu próprio tato.Quando eles atingem o alvo certo por mim tão almejado,seja na busca do outro olhar,seja na busca de uma resposta aflita,quando desejo fulminar alguem (nos dois sentidos amor/odio rs),quando desejo compreender e me fazer comprendida.Os olhos ao meu são a alma das pessoas,só me angustia nunca ve-los nos sonhos,porque será que nunca os vemos?.Aliás é bem louco oque sinto em relação aou olhos a porta de tantos desjos.Um enigma a ser decifrado.E por falar neles...amo esses seus olhinhos negros que me traduzem uma pessoa infinitamente amiga,inteligente,curiosa,sapeca,bondosa(sem ser tonta)e pra finalizar...és dona das retinas mais amiigas que encontrei nesses ultimos tempos!....Um abração bem fortão...Hibisca hoje de "olho em voce"...rsrsrsrs

Beth Blue disse...

estamos restritos aos olhos que nos vêem, e prisioneiros do nosso imaginário... Tanto melhor assim. Será? -- vixe, se for assim, as coisas são mais complicadas do que eu pensava, rsrsrs. aliás, escrevi algo sobre como as pessoas nos vêem no meu blog (Não compre um livro pela capa). beijos querida!!!

Anônimo disse...

n sei se com a X vc parece...

vc me parece tão duplo L!! dabe daquelas duper fodásticas??

mas assim... de todo mundo q eu conheci e depois de ter te conhecido um pouquinho mais.. sei n.. acho q vc se parece só com vc mesmo.. e acredite, isso eh um elogio.. meio torto, meio mal organizado.. mas eras isso...

ah.. sandra buLLock!!! tô dizendo q eh um duplo elle!!!!