sábado, setembro 16, 2006

Prêmio Jabuti 2006


Aqui alguns sabem o quanto aprecio Literatura Infantil. Gosto esse que começou cedo, sendo coerente, na infância. Mas que foi deixado de lado, como se supõe para novamente ser fortemente avivado com a chegada dos rebentos troianos. Eles nos dão essa chave para o passado com um gosto totalmente diferente.
Já disse aqui que tem um menino dentro de mim que se expressa às vezes. E tem também um monstro, com nome e sobrenome. Tanta coisa...
Mas vim prá falar da minha felicidade quando soube que o vencedor da categoria de Literatura Infantil desse ano do Prêmio Jabuti foi Gabriel, o Pensador com o seu "Um garoto chamado Rorbeto". Confesso que sempre achei pretensioso um cara que se denomina pensador, como isso lhe fosse único, exclusivo. Pensador era ele, os outros fritam massa cinzenta...algo assim. O pensador contém um certo desdém...ou não?
Mas esse livro me arrebatou, minha gente! É genial, pelo amor que ele contém, pela paixão que senti no autor ao falar sobre sua obra em uma entrevista, pelo som que ele transmite quando lemos em voz alta para nossos filhos, pelo formato da apresentação dele que remete à literatura adulta...quem sabe já querendo deixar nos pequenos uma vontade de ter no futuro a vida cercada por companhias com esse exato formato. Enfim, tudo ali é especial. A editora cosac&naify também não dorme no ponto, tem um acabamento de obra de arte na maioria das vezes. O autor que é audacioso de ser o pensador, e de ser mais. Ser alguém que além de pensar, faz e é reconhecido. Parabéns pra você,
Gabriel .
Aqui coloco o texto que escrevi pra ele em seu site em novembro do ano passado quando li o livro pela primeira vez:

"7709
data: 2005-11-06 19:35:23Patrícia (
titaponte@gmail.com / sem homepage) escreveu: Não sou sua fã. Nunca fui sua fã embora admire sua criatividade e poder de comunicação. Escrevo-te esta nota, com a esperança de que seja lida, para falar que fui arrebatada pelo seu primeiro livro infantil. Vi sua entrevista na globo news e senti uma necessidade de vir até aqui te parabenizar pelo trabalho, que ficou genial. Senti sua paixão, sua curtição seu entusiasmo pelo momento do seu livro e desejo que este livro só te traga mais alegrias (prêmios que seriam muito adequados!) além de mais inspiração para novas histórias. Eu, sou Patrícia, médica e mãe de uma duplinha que adora historinhas, e também escrevo as minhas. Não era sua fã, agora sou. Espero novos livros, como uma criança espera por um show..."começa, começa, começa...!" Beijos Patrícia. "

Eu já torcia, e muito, por esse prêmio e já sentia o cheiro dele. Fico mais feliz por isso! Saber que apesar de parecer impossível ter literatura no Brasil, o que aparece de bom é reconhecido. Esse comentário ele gentilmente me respondeu por e mail, agradecendo pelo incentivo. Não é muito legal? Simples e legal.

Na categoria ficção quem ganhou o prêmio foi o escritor amazonense Milton Hatoum por "Cinzas do Norte", já veterano pois ele tem seus outros dois romances também premiados com o Jabuti. Eu li "Dois Irmãos", que ganhei de presente da Lu linda Longo e gostei bastante. Na categria não ficção ganhou o mineiro e exímio biógrafo Ruy Castro por "Carmem-Uma Biografia", onde conta a vida de Carmem Miranda.

Aí estão dicas, que, num fim de semana friozinho desses, podem ser bem-vindas. Ou não?
Beijo,
Tita

4 comentários:

Eu não sei, você sabe? disse...

ainda com errinhos, estou tentado editar...
beijos

Anônimo disse...

Querida queridona!
Minha leitura agora é toda em espanhol! Estou lendo um livro que iria gostar muito sobre os mistérios do Egito e um monte de coisinhas dessa nossa vida tao pouco explicadas e tao apaixonantes.
Amo seu Blog, continue continue continue ...
Beijocas de Cancun

Anônimo disse...

titróia... ontem mesmo me dei conta de que desde que cheguei das férias não li sequer um livro até o final. cada vez trago muitos do brasil e alguns, eu devoro no caminho. esse ano comprei poucos, mas trouxe muitos pra casa. a maioria presentes de amigos de sampa... só falta o sossego chegar(tô me sentindo muito eufórica com algo que desconheço, para me concentrar em leitura) ou quem sabe esteja apenas faltando o inverno chegar? um beijo e boa semana

Anônimo disse...

Adoro ler.
O último, por coincidencia, foi um livro infantil, que na minha humilde opinião, faz adultos viajarem: O pequeno Príncipe. Acredite ou não, nunca tinha lido essa obra francesa. Tive uma infancia diferente de outras.
Mas o importante é ler, conhecer e explorar mundos tão poucos conhecidos por seres humanos tão comuns, não é mesmo?

Big beijo,
Carinho meu tbm!